COMO REZAR O SANTO ROSÁRIO
Intenções do Rosário que vamos rezar:
Ler as intenções dos participantes, escritas num livro próprio, disponibilizado no lugar da recepção.
1. Receber a Mãe Rainha
(Se for conveniente entra também a imagem do(a) Padroeiro(a) da Paróquia). Forma-se uma procissão juntamente com todos os irmãos que participarão da Liturgia. Canto: Mãe Peregrina
2. Iniciar o Rosário com a saudação ao Deus Trino.
3. Ato Penitencial
Confesso a Deus, Todo Poderoso e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa e peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor. Amém.
4. Invocação ao Espírito Santo
Pode ser feita com um canto ou a Oração ao Espírito santo:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face Ia terra.
Oremos:
O Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. Amém!
5. Evangelho do dia
Canto de aclamação ao Evangelho
Proclamar o Evangelho do dia, ou outro, de acordo com o costume da Paróquia.
Breve reflexão do Evangelho
6. Oferecimento do Rosário
Divino Jesus!
Nós Vos oferecemos este Rosário que vamos rezar, meditando os Mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta Santa Devoção. Oferecemos particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Santíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, pela paz do mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, pelo Santo Padre, o Papa, pelo nosso (Arce) bispo, pelo nosso Bispo auxiliar, pelo aumento e Santificação do Clero, pelo nosso Pároco, pela Santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, por todos aqueles que pediram nossas orações, por todas as nossas intenções particulares e pelo Brasil. Amém.
7. Credo
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
8. Oração do Pai-Nosso
Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
9. As Três Primeiras Ave Marias
Deus te salve Maria, Filha de Deus Pai, e dai-nos a graça do acolhimento espiritual:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Deus te salve Maria, Mãe de Deus Filho, e dai-nos a graça da transformação interior: Ave Maria...
Deus te salve Maria, Esposa do Espírito Santo, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade, dai-nos a graça da fecundidade apostólica: Ave Maria...
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo / Como era no princípio agora e sempre, Amém.
Jaculatórias
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável, Rogai por nós, e abençoai as famílias do mundo inteiro.
Oração de Confiança
Confio em Teu poder e em Tua bondade, em Ti confio com filialidade, confio cegamente em toda a situação, Mãe, no teu Filho e na Tua proteção. Amém.
CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS GOZOSOS
(Reza-se nas segundas-feiras e nos sábados)
O mistério de Maria e do Menino Jesus fazem presente entre nós através da recitação destas Ave-Marias. Deus nos amou tanto que assumiu a condição humana para fazer parte de nossa história, como homem Deus. Maria em sua magnanimidade abriu-se para ser instrumento de Deus para este grande mistério de Deus.
❖1° Mistério Gozoso: Anunciação do Anjo Gabriel a Maria!
"Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó." (Lc 1,30-32)
Contemplemos a Virgem Maria saudada pelo Anjo. Ele lhe anuncia que conceberá e dará à luz a um filho que irá realizar as promessas à Israel. A alegria de Maria de ser a mãe do Salvador, assim deveria ser a nossa alegria na fé da encarnação.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖2° Mistério Gozoso: Maria visita a sua prima Isabel, que está grávida!
"Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo." (Lc 1,39-42)
Contemplemos a Virgem Maria visitando a sua prima Isabel, ficando com ela por três meses. Sua dedicação desinteressada à pessoa que naquele momento mais necessitava é para nós exemplo de caridade, que devemos imitar.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖3° Mistério Gozoso: Nascimento de Jesus em Belém!
"Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria." (Lc 2,6-7)
Contemplemos o nascimento do Menino Jesus, despojado de todos os bens materiais. Deus nasce o mais pobre entre os pobres para nos mostrar a sua grande riqueza. Que este exemplo leve a crescer em nós o desapego dos bens materiais para vivermos mais a riqueza do mistério de Deus.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖4° Mistério Gozoso: Apresentação do menino Jesus no templo!
"Concluídos os dias da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor (..) Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele diziam." (Lc 2,22. 33)
Os costumes religiosos aproximam da esfera do Divino. Maria e José faziam questão de cumprir todos os preceitos religiosos, e assim introduzindo o Menino Jesus na prática da expressão da fé. Maria e José estavam contentes e felizes por escutar coisas bonitas a respeito de seu filho. Como cultivamos os costumes religiosos em Família?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖5° Mistério Gozoso: Perda e encontro do menino Jesus no templo!
"Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos, mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os." (Lc 2,43-47)
Jesus identifica-se com os ensinamentos do templo e isso o comove espiritualmente e intelectualmente com suas perguntas. A alegria dele era estar no espaço do sagrado escutando as palavras sagradas. Busquemos deixar tempo também para as coisas de 'Deus, como Jesus soube deixar.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS LUMINOSOS
(Quintas -firas)
As trevas são conhecidas pela ausência de luz. Onde não tem luz reina a escuridão. Deus, que é luz por excelência, encarnou numa realidade onde reinava a treva. Deus iluminou o caminho para que os homens descobrissem o caminho da peregrinação terrena e o sentido desse caminhar na luz. A fé em Cristo é ser receptor dessa luz intensa que é Deus. Sede luz para o mundo! Deus nos convida a sermos lampiões, candeeiros, tochas do amor divino para os homens hoje. Na primeira carta de São João lemos: "A nova que Dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: Deus é luz e Nele não há treva alguma." (1 Jo 1,5)
❖1° Mistério Luminoso: Batismo de Jesus no rio Jordão!
" Da Galiléia, foi Jesus, ao Jordão, ter com João, a fim de ser batizado por ele... Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e veio descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus, e do céu baixou uma voz: "Eis meu Filho muito amado, em quem ponho minha afeição.' (Mt3, 13.16-17)
Deus fez-se necessário do batismo, Deus não quis prescindir de nenhum meio, de nenhum ritual. Também através dele Jesus instruiu os seus apóstolos e discípulos. Como vai minha vida de batizado, tenho buscado os outros sacramentos?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖2° Mistério Luminoso: Milagre de Jesus nas Bodas de Caná!
"Como viesse faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: "Eles já não têm vinho." ...disse, então, sua mãe aos serventes: "Fazei o que Ele vos disser " (Jo2,3.5)
Jesus, juntamente com seus discípulos, estava festejando o início da constituição familiar, isto é, um casamento. Jesus quis mostrar aos discípulos que estava em contato com a vida real de cada um, inclusive de seu amigo que casava. Na casa do amigo Jesus faz o milagre do vinho. É a presença de Deus na vida matrimonial que dá a qualidade de vida familiar.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖3° Mistério Luminoso: Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão!
"Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho." (Mc 1,14-15)
Toda a ação da vida de Jesus foi para proclamar o Reino de Deus, que difere muito em relação ao reino dos homens. Quem quiser ser o primeiro que seja o último. Esta é a senha para participar e começar a experimentar o reino, no qual viveremos com Ele em plenitude, se colocarmos em prática suas palavras. Como estou vivendo as palavras do Santo Evangelho no meu dia a dia?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖4° Mistério Luminoso: Transfiguração de Jesus diante dos discípulos no Monte Tabor!
"... Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os, à parte, a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. ...E da nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: "Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o"."(Mt 17,1-2.5).
A transfiguração de Jesus foi para mostrar sua divindade. A experiência dos discípulos na presença deste acontecimento levou-os a experimentarem uma paz tão grande que queriam ficar ali mesmo: Aqui é bom estar. Nós, homens do terço, que possamos fazer de nossas casas um verdadeiro Tabor, onde todos os que vivem ali, possam exclamar como os discípulos: Aqui é bom estar!
Terço dos Homens Mãe Rainha
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖5° Mistério Luminoso: Instituição da Eucaristia!
"Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de abençoá-lo, partiu-o e deu-lho dizendo: "Tomai, isto é o meu corpo." Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E Disse-lhes: "Isto é o meu sangue; o sangue da aliança, que é derramado por muitos." (Mc 14,22-24)
Numa quinta-feira, Jesus reunido com seus discípulos institui a eucaristia. O pão da vida se faz presente de agora em diante por todas as gerações. Emanuel - Deus conosco se faz uma realidade material. A eucaristia é a atualização do corpo e sangue de Cristo. É um acontecimento comunitário onde celebramos a festa da ressurreição na celebração e atualização da eucaristia. Como estou frequentando a festa da ressurreição, a santa missa? Tenho me preparado pedindo perdão ao Senhor para recebê-Lo na comunhão?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho' e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
.jpg)
CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS DOLOROSOS
(Reza-se nas terças e sextas-feiras)
Jesus até o fim de sua peregrinação terrena foi fiel aos projetos de Deus. Em nenhum momento afastou-se das dificuldades, e menos ainda das dores. Jesus não sofria por fanatismo, mas para cumprir a vontade daquele que O enviou. - "Pai, se é de Teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a Tua." (Lc 22,24) O caminho do sofrimento foi que conduziu Jesus à glória da Ressurreição.
❖ 1° Mistério Doloroso: Agonia de Jesus no horto das Oliveiras!
"Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: "Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu,... Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo." (Mt 26,36-38)
Nos momentos mais difíceis, Jesus sofre, mas se entrega a Deus, pois tudo o que acontece está pensado por Ele. Quantas vezes, em momento de dificuldades e dores rezamos com muito ardor a Deus, pois se está nos planos divinos, que se realize. Como exercito a Fé Prática na Divina Providência; isto é, interpretando os acontecimentos diários à luz da Fé?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖2° Mistério Doloroso: Flagelação de Jesus Cristo!
"O governador tomou então a palavra: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam: Barrabás!
Libertou, então, Barrabás, mandou açoitar Jesus e lho entregou para ser crucificado." (Mt 27,21-22.26)
O homem das multidões, agora está só diante do poder dos homens. Ninguém levanta a mão para de-fendê-Lo. Jesus é humilhado diante do povo calado, uns desejosos de ver o açoite, outros, sem palavras, de
ver o mestre em tal situação. Quantas vezes nós passamos por vexames, humilhações! Mas o que aflora imediatamente é a vingança. Que possamos aprender com o Senhor a mansidão!
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖3° Mistério Doloroso: Coroação de Jesus com uma coroa de Espinhos!
"Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: Salve! Rei dos Judeus!" (Mt 27,29)
Jesus agora enfrenta o caminho doloroso do escárnio, além de sofrer no corpo. Difícil para os presentes entender quantas injustiças os homens podem cometer contra o outro. Até o Filho do Homem não foi isento de tal situação. Quantas dores sofremos, muitas vezes, injustamente! O que será que Deus quer nos dizer com isso?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖4° Mistério Doloroso: Subida dolorosa de Jesus ao Calvário!
"Levaram então consigo Jesus. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota." (Jo 19,17)
O silêncio e a solidão acompanham Jesus. A pesada cruz é um detalhe diante de tanta barbárie, até então, feita. Agora a cidade já não o quer mais, não tem espaço para a presença do Filho de Deus. A saída de Jesus da Cidade, com o peso da Cruz, é o símbolo do sofrimento de Deus diante dos nossos centros urbanos que desprezam o ser humano, vendo neles somente um valor econômico ou afetivo.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖5° Mistério Doloroso: Crucificação e Morte de Jesus Cristo no Calvário!
"... foram ao lugar chamado Calvário, ali O crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem"." (Lc 23,33-34)
Jesus com mansidão chama o Pai, intercede o perdão para aqueles que o fazem o mal. Nada recrimina. O silêncio é a voz mais alta de Deus frente tamanha injustiça. Jesus sofre o castigo mais vergonhoso da humanidade: morte de cruz. Deus assume as condições mais baixas do sofrimento porque amou Seus filhos. Sócrates dizia: 'Quem não tem uma causa pela qual morrer, não é digno de viver.' Qual é a causa pela qual você vive?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIOS GLORIOSOS
(Reza-se nas quartas-feiras e domingos)
A vida que brota da vida, a vida que vence a morte. A glória de Deus entre os homens é Sua ressurreição. A vitoriosidade sobre a vida angustiosa, difícil e sofrida ocorre somente em Deus. É uma nova vida que nasce na vida e nos prepara para vive-la em plenitude. A glória de Deus é nos glorificar. Somos sua imagem e semelhança; assim nos criou.
❖1° Mistério Glorioso: Ressurreição de Jesus Cristo!
"Mas o anjo disse às mulheres: "Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que ele repousou." (Mt 28,5-6)
O triunfo de Deus sobre a criação, a restauração de vida em plenitude, a ressurreição. Jesus Cristo mostra o verdadeiro caminho a seguir no exemplo de sua vida terrena; caso queiramos a restauração de nossa vida em plenitude. Essa obra começa aqui e agora, na nossa vida diária, nos acontecimentos; em todos os detalhes cotidianos de minha vida vou construindo, ou também destruindo o caminho da ressurreição pelas minhas obras.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖2° Mistério Glorioso: Ascensão de Jesus Cristo ao Céu!
"... descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. Dizendo isso, elevou-Se à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos". (At 1,8-9)
Antes de sua ascensão Jesus Cristo nos deixa o Espírito Santo, expressão do mistério de seu amor pelos homens. Jesus Cristo exorta-nos a sermos Seu testemunho, anunciarmos aos outros a plenitude de vida, que se encontra somente em Deus. Como atendo o pedido do Senhor? Estou sendo testemunho vivo das coisas de Deus?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖3° Mistério Glorioso: Envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos!
"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo..." (At 2,1-4)
A verdadeira fé provoca partilha, reunião, encontro. A fé humaniza. Os apóstolos com fé na ressurreição estão agora todos reunidos juntos com Maria. A partilha é contagiante. As obras feitas por Deus são grandes. Tudo isso provoca alegria. A alegria é a expressão da paz interior que somente o Espírito Santo pode dar. A alegria é um desafio diário. A alegria em Deus é a verdadeira sabedoria a ser buscada. Como vai minha alegria na família, no trabalho, no lazer?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖4° Mistério Glorioso: Maria elevada ao Céu.
"Minha alma glorifica ao Senhor; meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador "
Maria é recompensada por sua atitude de magnanimidade servindo ao próximo. O próximo que Maria serviu foi primeiramente seu esposo e seu Filho. Dedicação exclusiva para que Ele estivesse livre para sua missão. Deus a ama de tal maneira que quer sua presença no céu. Como sirvo ao próximo? Dedico-me ao próximo sem interesse? A caridade é o caminho do céu que me conduz à presença de Deus.
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
❖5° Mistério Glorioso: Coroação de Nossa Senhora como Rainha Céu e da terra.
"... meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações." (Lc 1, 47-48)
Nossa Senhora, a mãe de Deus e nossa mãe é rainha! Deus a premiou como a primeira entre todas as mulheres, a bendita entre as mulheres, porque aceitou ser instrumento de Deus para a realização da história da salvação. O mérito de Maria foi conquistado por seu serviço desinteressado à vida. Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Assim aconteceu com Maria e muitas outras `Marias' do nosso tempo. O serviço desinteressado à vida, nos torna aptos a receber as glórias de Deus. Como estou defendendo a vida em seus diferentes estágios?
Pai-Nosso
Ave-Maria (10 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo...
Ó meu Jesus, perdoai-nos...
Mãe, Rainha e Vencedora Três
Vezes Admirável de Schoenstatt...
Confio em Teu poder e em Tua bondade...
Oração de Agradecimento
Infinitas graças vos damos Soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos implorar, vos saudamos com uma... Salve-Rainha...
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida doçura e esperança nossa Salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Oferecimento ao Capital de Graças
Hoje vos ofereço, Maria, as obras todas deste dia. Em vossas mãos deponho meu gozo, os trabalhos e o repouso. Meus desejos e pensamentos, minhas preces e sentimentos, tudo o que me trouxer o dia, entregarei a vós Maria.
Consagração a Nossa Senhora
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova da minha devoção para Convosco, Vos consagro neste dia: meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou Vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como coisa e propriedade Vossa. Amém.
Bênção de São Francisco
(Bênção bíblica sacerdotal: Livro dos Números 6,24-26)
"O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor te mostre a sua face e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu olhar e te conceda a paz".
Que a bênção de Deus todo-poderoso,
Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre nós e permaneça para sempre. Amém.