SOBRE
Histórico do Terço dos Homens Mãe Rainha na Arquidiocese de Niterói.
A missão do Terço dos Homens é rezar pelo Santo Padre, pelo nosso Arcebispo e por seu auxiliar, pela santificação de todo Clero, pelas famílias, pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e leigas, é resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã.
Origem.
Trata-se de uma iniciativa divina que atrai multidões de homens para a Igreja, um plano da providência, que digamos ser, insondável por parte de nós, homens. Segundo nosso manual, teve inicio na Paroquia NS de Lourdes, na cidade de Maceió – Alagoas, enquanto um grupo de homens rezava o terço na rua esperando por suas esposas que participavam da reunião de coordenadoras do movimento Mãe Peregrina de Schoenstatt.
“Título” Mãe Rainha.
Em 2007, por ocasião da preparação para a Vª Conferência do CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano) onde iriamos receber o Papa Bento XVI (Hoje “Emérito”) em Aparecida, teve-se a oportunidade de apresentar o Terço dos Homens, e daí, sentiu-se a necessidade de um título que o vinculasse ao movimento de Schoenstatt. A expressão “Mãe Rainha” foi escolhida por unanimidade. Então, apesar de existirem vários grupos de homens que rezavam o terço, a estrutura se deu a partir do movimento de Schoenstatt, e a organização Eclesial se deu oficialmente, sob as bênçãos da Igreja, através do Papa Bento XVI, nós, homens do terço, recebemos o Título de THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha).
Terço dos Homens Mãe Rainha na Arquidiocese de Niterói.
Dentro de nossa Arquidiocese, o Terço dos homens Mãe Rainha começa a “existir” oficialmente a partir da criação da coordenação arquidiocesana, com o crescimento do movimento, ouve-se a necessidade da organização, não estamos dizendo que antes, não era organizado, mas, não tinha o reconhecimento oficial por parte da arquidiocese, o 1º Encontro arquidiocesano do terço dos homens, aconteceu em 2011 na casa Pe Kentenich em Icaraí – Vicariato Niterói – houve uma média de 60 pessoas vivenciando este encontro.
O 2º Encontro arquidiocesano, aconteceu no vicariato São Gonçalo, na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante com uma média de 200 pessoas vivenciando o encontro.
O 3º Encontro arquidiocesano aconteceu também no Vicariato São Gonçalo, e a Paróquia que acolheu este encontro foi a NS das Neves em Neves – São Gonçalo.
O 4º Encontro foi no Vicariato Alcântara, na Paróquia Santíssima Trindade no ano de 2014, onde a partir daí, houve o interesse de se olhar com carinho o movimento, pois neste encontro já teve um número bem maior de pessoas. Até este quarto encontro, o movimento era animado pelo irmão Manoel Gomes que até então, atuava mais no vicariato São Gonçalo, depois que ele precisou ir para o nordeste, o irmão Alípio se encarregou de fazer a função de animar o movimento, neste período de transição, o grupo toma a decisão de conversar com a assessoria nacional do movimento de Schoenstatt e nomear um coordenador. E com relação a coordenação, os tramites que são feitos para a eleição ou escolha do novo coordenador vem através do grupo, por eleição ou indicação do coordenador que está saindo, e daí, é encaminhado o nome do candidato para a secretaria nacional do movimento de Schoenstatt e o assessor acolhe ou não o novo candidato e quando acolhe, ele mesmo faz a indicação para a arquidiocese. Então, depois de ter passado por todas essas etapas, o Sergio da Paróquia Santíssima Trindade – Vicariato Alcântara foi eleito o 1º Coordenador do Terço dos Homens da Arquidiocese de Niterói, nomeado oficialmente e reconhecido pela Arquidiocese.
Veio então o ano de 2015 e o 5º Encontro Arquidiocesano realizou-se no Rincão do Senhor no bairro do Rocha – São Gonçalo – Vicariato São Gonçalo, e neste encontro houve uma média de 600 pessoas.
O 6º Encontro foi no Vicariato Lagos, na Paróquia NS Aparecida em Araruama. Neste encontro, o número de pessoas foi tão grande que foi uma surpresa para a Paróquia, o Pe gostou tanto que pediu, que por ocasião dos 300 anos da Imagem de Nossa Senhora Aparecida que seria no ano seguinte, que organizássemos o 7º Encontro também lá, e assim foi feito.
O 7º Encontro veio e tivemos uma ótima recepção com café da manhã, almoço, seguido, Adoração, terço, palestra, Missa e cadastro de todos os grupos de terço que compareceram. Neste encontro já ultrapassávamos 1200 pessoas.
O 8º Encontro aconteceu aqui no Vicariato Rural, no Santuário Arquidiocesano Jesus Crucificado em Porto das Caixas, nesta ocasião, ultrapassamos a casa das 1500 pessoas para Honra e Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!!!
.
Coordenação Diocesana

Sérgio
Foi o 1º Coordenador Geral do Terço do Homens da Arquidiocese de Niterói

Marcos
É o atual Coordenador Geral do Terço dos Homens a Arquidiocese de Niterói
Clero

Dom José Francisco
Rezende Dias
Arcebispo da
Arquidiocese de Niterói

Dom Geraldo de Paula Souza
Bispo Auxiliar da
Arquidiocese de Niterói